Muitos nutrientes da alimentação felina é encontrado somente nas carnes. A combinação de alimentos que são recomendados aos gatos, tornam a refeição muito mais interessante e nutritiva.
Mesmo que seja servidos alimentos úmidos, que podem representar uma fonte natural de água, é necessário manter água fresca para que os felinos possam beber.
Os alimentos devem ser escolhidos de forma criteriosa, a fim de prevenir o envelhecimento do animal. A dieta dos bichanos devem possuir os nutrientes essenciais para o desenvolvimento aliado a uma combinação balanceada de carboidratos, gorduras e proteínas essenciais para manter saudável os gatos.
Estimule os sentidos
Coisas que podem ser descartáveis para os humanos, pode ser uma brincadeira saudável para os felinos. Esconder petiscos em objetos como copos de iogurte, caixas de papelão, rolos de papel higiênicos, devidamente higiênizados podem se tornar uma estimulante brincadeira para o gato.
PEIXE POR COMIDA (Pet & Gatos)
Estimule a curiosidade do seu gato com uma caixa cheia de papel picado e alguns petiscos escondidos. Ou tente encher um balde com água e algumas bolas de ping pong para seu gato pescar.
BIGODES E O RESPEITO
Os alimentos e água devem ser servidos em recipientes que sejam rasos e largos, para evitar o desconforto aos gatos. Os felinos tem o bigode comprido e sensível, comer em recipientes pequenos pode se tornar uma experiência desconfortável.
COMIDA NAS ALTURAS
Felinos selvagens arrastam seu alimento para o alto de árvores, com o intuito de ficar menos vulneráveis a possíveis riscos. Recrie um ambiente seguro para o felino se alimentar. Escolha um local mais alto que o chão, como um balcão, canto de mesa, ou mesmo um canto silencioso da casa.
TEMPERATURA DA COMIDA DOS GATOS
Os alimentos dos felinos devem ser servidos na temperatura natural. Servir alimentos frios ou gelados atrapalham na experiência da alimentação do gato.
PODE DAR RAÇÃO DE CACHORRO PARA GATOS?
Não, não pode. São tipos de alimentações diferentes.
ERROS NA ALIMENTAÇÃO DOS FELINOS
- Dar muitos petiscos ao gato pode levar o animal a obesidade. Os petiscos devem ser dados em momentos especiais, recomenda-se evitar compensar a falta de alimentação do animal com a dieta recomendada, com petiscos. Alimentar o gato com petiscos de comida que o dono está se alimentando pode ser um risco nocivo á saúde do felino.
- Alimentar felinos com comida de humanos, pode ser fatal. Os gatos são sensíveis a gorduras e temperos, o que pode causar vômito, diarreia. Alimentos que possuam cebola, alho, uva, passas, cafeína, entre outros, pode ser fatais ao felino.
- Leite e derivados podem prejudicar o trato digestivo dos felinos, alimentar na fase de filhote pode causar na fase adulta, problemas digestivos acompanhados de vômito e diarréia aos felinos.
- Carnes cruas destroem a tiamina (vitamina B1), causando problemas neurológicos sérios aos felinos. A tiamina é uma vitamina essencial aos gatos.
- Rações secas possuem uma alta quantidade de carboidratos. Manter uma dieta com alimentos úmidos ajuda a manter a saúde do trato urinário felino.