Pais e filhos: como diminuir os impactos negativos da pandemia

A pandemia da covid-19 trouxe muitos efeitos negativos na vida de muitas famílias, mas isso pode ser amenizado. Confira as 7 atitudes que podem mudar sua vida e a dos filhos dentro de casa.

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos impactos negativos na vida de crianças e adultos, aqui você vai ver que é possível amenizar e melhorar a saúde mental de toda família.

#Pandemia #Paisefilhos #Saúde #Positividade #Crianças

Os filhos são diretamente afetados por tudo que acontece, principalmente pelo ambiente em que vivem. É o que mostra um estudo da NCBI, dizendo que a pandemia pode prejudicar o desenvolvimento infantil:

“…restrições sociais, fechamentos e fechamentos de escolas – contribuem para o estresse em pais e filhos e podem se tornar fatores de risco que ameaçam o crescimento e o desenvolvimento infantil…”

Se você quer o melhor para o desenvolvimento do seu filho, separamos algumas dicas que vão te ajudar a reduzir os impactos negativos da pandemia.

Como a pandemia afetou negativamente pais e filhos dentro de casa

Os estudos feitos pela NCBI apontaram que os níveis de estresse gerados por qualquer epidemia pode afetar diretamente as famílias, tanto adultos quanto crianças.

Todas as epidemias como Covid-19, H1N1, AIDS e Ebola, geram ansiedade, depressão severa, estresse agudo, estresse pós-traumático nos pais e nos filhos.

As crianças são afetadas principalmente por transtorno de ansiedade e depressão. Todo estresse que elas são impostas aumentam o risco de atrasos no desenvolvimento.

Infelizmente, todos os traumas que o ser humano é exposto durante a infância, acarreta em consequências na saúde quando se chega na idade adulta.

As crianças dentro de casa na pandemia são expostas ao medo dos pais sobre a infecção das doenças e geram um estresse em toda família.

No caso da pandemia do coronavírus os filhos não podem sair de casa, não podem ir para escola, muitos não tem com quem brincar e ficam ansiosos.

É possível evidenciar no cenário brasileiro uma divergência política sobre o que fazer em relação a pandemia, o que aumenta o estresse tóxico entre os pais e as crianças.

Como reduzir o risco de doenças mentais e emocionais causadas pela pandemia?

O risco de doenças mentais e emocionais em crianças na pandemia é alta, principalmente pela falta de atividades e a demanda de atenção excessiva dos pais.

Muitos pais ainda têm que lidar com a falta de emprego, com o trabalho em home office ou sair de casa para trabalhar e deixar os filhos em casa.

Seja qual for a situação que as famílias se encontram, as adversidades em lidar com as situações de risco são inúmeras.

É cientificamente comprovado que o ambiente pode mudar as predisposições genéticas do indivíduo afetando sua capacidade de aprendizagem.

Além disso a saúde física e mental das crianças é afetada ao longo da vida, em consequências do estresse gerado pela pandemia.

Nesse aspecto, fica claro a importância de preservar o bem-estar infantil e garantir a saúde dos filhos. Mas como fazer isso?

7 atitudes que ajudam a manter o desenvolvimento saudável das crianças na pandemia:

1. Criar uma rotina para Crianças

A rotina é algo muito importante e uma grande aliada na hora de diminuir os impactos negativos da pandemia nos filhos.

Com a falta da escola, a rotina das crianças pode ficar desestruturada acarretando mais estresse e ansiedade, por isso planeje sempre os horários para cada atividade diária.

2. Regular os eletrônicos

O uso excessivo de tela dentro de casa, pode acarretar mais efeitos negativos no desenvolvimento da criança.

Colocar um horário específico dentro da rotina dos filhos para o uso do celular, televisão, computador e outros eletrônicos diminui a ansiedade.

3. Fazer atividades educativas lúdicas

Com a falta da escola e as aulas à distância, a defasagem da aprendizagem pode ser grande, por isso aliar atividades lúdicas educativas pode ser o caminho ideal.

Além de brinquedos, livros e jogos, estimule atividades ao ar livre dentro de casa.

4. Socializar em família

Separe um tempo para seu filho, seja para brincar juntos, assistir um filme, ler um livro, brincar de esconde-esconde.

O importante é manter as relações saudáveis dentro de casa diminuindo o estresse de todos os membros da família.

5. Cortar as Notícias

Ficar com a televisão ligada enquanto as notícias sobre tragédias de todo o mundo são anunciadas não faz bem para saúde mental de ninguém, principalmente das crianças.

Notícias negativas geram medo e estresse, principalmente em crianças e adolescentes, acarretando o desenvolvimento de doenças psíquicas durante toda a vida.

6. Ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável é um fator importante para todos. A má alimentação pode afetar diretamente o desenvolvimento das crianças.

Manter uma boa alimentação na pandemia ajuda a aumentar a imunidade e diminuir os riscos de doenças.

7. Falar coisas positivas

Falar coisas positivas afeta diretamente o humor dos filhos e dos pais. Os pensamentos positivos ajudam a atrair coisas boas.

Não coloque medo nos filhos, lide com eles e demonstre afeto e alegria.

Essas foram as 7 atitudes que vão ajudar vocês pais e filhos na pandemia, diminuindo os impactos negativos dentro de casa e por toda vida.

Gostou das nossas dicas? Se inscreva nas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Veja também:

Cachorro para crianças, veja os benefícios

Brinquedos para bebês a partir de 6 meses

Brinquedos para criança de 9 anos

Brincadeiras e atividades no verão para crianças de 0 a 3 anos

Sair da versão mobile