HIV, saúde mental e bem-estar emocional

Como o HIV afeta a saúde mental.

As pessoas que vivem com HIV são mais propensas a ter problemas de saúde mental do que outras. A depressão é uma das condições mais comuns de saúde mental associadas ao HIV.

Como o HIV afeta a saúde mental?

Ser diagnosticado e viver com uma doença grave como o HIV provavelmente terá um grande impacto emocional em quem acabada de saber que é HIV positivo. Alguns aspectos da vida se tornarão mais complicados e possivelmente estressantes por causa do HIV.

As pessoas com HIV têm taxas mais altas de problemas de saúde mental do que as observadas na população em geral. Uma razão para isso pode ser o estigma relacionado ao HIV.

Estigma é a palavra usada para descrever as crenças e atitudes negativas que algumas pessoas têm sobre o HIV. O estigma é uma das razões pelas quais algumas pessoas com HIV acabam se sentindo mal consigo mesmas por causa de seu diagnóstico. Pode ser difícil para qualquer pessoa, incluindo pessoas vivendo com HIV, evitar algumas das ideias e crenças prejudiciais que existem sobre o assunto.

Além disso, alguns medicamentos anti-HIV também podem afetar a saúde emocional e mental. O médico precisa ser informado sobre histórico de problemas de saúde mental no início do tratamento do HIV. Dessa forma, é possível prescrever o medicamento anti-HIV certo para cada pessoa.

Sinais de um problema de saúde mental

Existem muitos tipos diferentes de problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e baixa autoestima. Os sintomas variam, mas podem incluir:

Às vezes, esses sintomas podem ser sinais de outras condições, em vez de um problema de saúde mental. Se tiver algum destes sintomas, fale com um profissional de saúde que poderá ajudar.

LEIA +

Autocuidado e HIV

Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo, então é importante conversar com alguém ao sentir algum desconforto mental ou emocional durante o tratamento do HIV.

Aqui estão algumas coisas que podem ajudar e melhorar a saúde mental em casos de HIV positivo:

Tente aproveitar a vida! Não seja muito duro consigo mesmo. E não deixe que o HIV o detenha, não há razão para isso.

Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscalAcesse o site e saiba mais.

Sair da versão mobile