HIV e disfunção erétil: o que você precisa saber 

Disfunção erétil em pacientes HIV

A disfunção erétil (DE) é a incapacidade de obter ou manter uma ereção. Esse problema de saúde sexual pode ser devido a diversos fatores, como idade, algumas doenças e uso de certos medicamentos.

Se você é um homem que vive com HIV, deve saber que a DE é mais comum em homens com esse vírus do que naqueles que não tem a doença. Isso pode estar relacionado a circunstâncias de saúde relacionadas ao vírus ou ao seu tratamento, ou também a causas psicológicas, como ansiedade por ter recebido seu diagnóstico recentemente ou preocupação em transmitir o vírus para outras pessoas.

As causas da disfunção erétil

Em homens com e sem HIV, a DE pode ser causada por problemas de saúde como diabetes, níveis elevados de colesterol, pressão alta, tabagismo, obesidade e doenças cardíacas. Todas essas condições dificultam o fluxo de sangue para o pênis.

Idade avançada, baixos níveis de testosterona, uso de drogas e álcool e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, também podem desempenhar um papel.

No caso de homens com HIV, existem fatores específicos que fazem a DE aparecer com mais frequência. Quanto mais tempo um homem tem HIV, maior a probabilidade de ter disfunção erétil. Além disso, se a contagem de células CD4 estiver baixa no momento do diagnóstico, também é mais provável que se tenha DE.

Por outro lado, muitos homens com HIV têm baixa testosterona. Seus sintomas incluem perda de vitalidade, baixo desejo sexual, baixa densidade mineral óssea e perda de massa muscular. Esses são sintomas inespecíficos e também podem ocorrer em homens com níveis normais de testosterona. É por isso que é importante que o médico investigue se a DE pode estar relacionada à baixa testosterona.

LEIA +

Tratamentos para disfunção erétil em pacientes HIV

Há mais de 20 anos, surgiu o primeiro medicamento para tratar a disfunção erétil. Atualmente, existem vários medicamentos que atuam de maneira semelhante, aumentando o fluxo sanguíneo para o pênis e facilitando a ereção.

Esses medicamentos tornaram-se fáceis de obter mesmo sem receita médica, mas lembre-se de que devem sempre ser prescritos pelo seu médico, pois podem interferir no seu tratamento para controlar o HIV ou outras doenças, desde infecções até problemas cardíacos. Na melhor das hipóteses, se não forem prescritos adequadamente, os medicamentos para disfunção erétil podem simplesmente não funcionar.

Caso a disfunção erétil seja devido a causas psicológicas, como depressão, ansiedade, estresse, vergonha ou culpa, a psicoterapia é a opção. Também pode ser útil recorrer a ela caso o problema seja físico, pois alivia a carga emocional que uma disfunção sexual como essa pode trazer.

Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscalAcesse o site e saiba mais.

Sair da versão mobile