HIV e ciclo menstrual: esclareça suas dúvidas

Como o HIV afeta o ciclo menstrual.

O HIV pode causar alterações na menstruação devido à forma como o vírus afeta o sistema imunológico, que é o sistema de defesa do corpo.

Como o HIV afeta o ciclo menstrual

Alterações no sistema imunológico podem afetar hormônios como estrogênio e progesterona. Esses hormônios controlam a menstruação. Quanto mais ativo o seu HIV, maior a probabilidade de se ter problemas com o ciclo menstrual.

Irregularidades no ciclo menstrual também podem ser ocasionadas aos medicamentos para o HIV. Ter HIV também pode afetar a menstruação de maneiras menos diretas, por meio de:

A mulher HIV positivo pode ter manchas ou sangramento intenso se tiver lesões no colo do útero causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Manter o tratamento regular, estar atenta às reações do corpo e visitas periódicas ao médico devem estar no topo da lista das atitudes de cuidados da saúde em mulheres com HIV.

O HIV pode ser transmitido pelo contato com o sangue menstrual?

O sangue menstrual em contato com a pele intacta não apresenta risco de transmissão do HIV. Se entrar em contato com a pele ferida ou ingerido, a transmissão do HIV é possível, mas ainda improvável. Devido à eficácia do tratamento do HIV, o sangue menstrual de uma mulher com HIV e que usa a medicação antirretroviral pode não ter vírus detectável.

A menstruação aumenta o risco de transmissão do HIV aos parceiros sexuais de outras maneiras?

Se uma mulher com HIV não estiver fazendo tratamento antirretroviral, é provável que os níveis de HIV em seu fluido vaginal sejam mais altos durante a menstruação. Vários estudos mostraram que a carga viral no trato genital feminino pode variar durante o ciclo menstrual.

Os níveis de carga viral no líquido vaginal tendem a atingir o pico no momento da menstruação e cair para o nível mais baixo logo antes, até a ovulação, geralmente no meio do ciclo. Isso aumentaria o risco de transmissão do HIV se métodos preventivos, como preservativos ou profilaxia pré-exposição (PrEP), não estiverem sendo usados.

LEIA +

As mulheres correm maior risco de contrair o HIV durante a menstruação?

O sangramento menstrual durante um ciclo em si não aumenta o risco de adquirir o HIV. No entanto, acredita-se que as alterações hormonais durante a menstruação colocam as mulheres em maior risco do que em outros momentos. A biologia da vagina e do colo do útero significa que as mulheres, especialmente adolescentes e mulheres mais velhas, são em geral mais vulneráveis ​​ao HIV e às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) do que os homens.

Uma vez que mais pesquisas são necessárias para esclarecer quando as mulheres estão em maior risco, as mulheres devem sempre considerar o uso de métodos de barreira, como preservativos masculinos e femininos, para fornecer a melhor proteção contra ISTs, incluindo HIV, independentemente do estágio de seu ciclo menstrual.

Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscalAcesse o site e saiba mais.

Sair da versão mobile