Como o câncer do colo do útero é diagnosticado?

Testes e procedimentos usados ​​para diagnosticar o câncer do colo do útero.

O diagnóstico do câncer do colo do útero geralmente começa com um exame de Papanicolau de rotina . Os resultados anormais são seguidos por uma biópsia, na qual uma pequena quantidade de tecido é estudada em laboratório para testar o câncer do colo do útero.

Primeiros sinais de câncer do colo do útero

Os sintomas do câncer do colo do útero geralmente não aparecem até que o câncer tenha progredido para um estágio bastante avançado. O HPV, a causa mais comum de câncer do colo do útero, geralmente não causa sintomas, e é por isso que é tão importante fazer seus exames ginecológicos regulares.

No entanto, existem algumas coisas que você pode procurar, observando que elas não permitirão que você diagnostique o câncer do colo do útero. Em vez disso, eles são simplesmente sinais de que você deve consultar um profissional de saúde. Esses sinais e sintomas incluem:

Triagem do câncer do colo do útero

Alterações anormais no colo do útero geralmente se desenvolvem ao longo de vários anos. Como as células cervicais passam por uma série de alterações antes de se tornarem células cancerígenas, é possível rastrear evidências de HPV ou alterações pré-cancerosas com testes diagnósticos.

As duas principais formas de diagnosticar o câncer do colo do útero são o exame de Papanicolaou e o teste de HPV. Essas triagens são seguidas por testes diagnósticos adicionais.

Papanicolau

O Papanicolau desempenha um papel vital no diagnóstico do câncer do colo do útero. É assim que a maioria das mulheres descobre que tem a doença. É um teste simples que pode revelar anormalidades do colo do útero muito antes de progredirem para o câncer.

Um exame de Papanicolau geralmente é feito em uma sala de exames durante um check-up ginecológico de rotina. Durante um exame de Papanicolau, o médico remove uma pequena quantidade de tecido do colo do útero.

Teste de HPV

O teste de HPV é outro teste importante que pode ser feito sozinho ou ao mesmo tempo que o Papanicolau. A amostra coletada é enviada a um laboratório para identificação do vírus.

LEIA +

Resultado dos testes

Se os resultados do seu teste mostrarem células que não são normais e podem se tornar câncer, seu médico informará se você precisa ser tratada. Na maioria dos casos, o tratamento previne o desenvolvimento do câncer do colo do útero. É importante consultar o seu médico imediatamente para saber mais sobre os resultados do seu teste e receber qualquer tratamento que possa ser necessário.

Se os resultados do seu teste forem normais, sua chance de ter câncer do colo do útero nos próximos anos é muito baixa. Mas você ainda deve ir ao médico regularmente para um check-up.

Cuide-se sempre!

Sair da versão mobile