5 razões por que todos devem ser testados para ISTs

Esteja no controle de sua saúde sexual.

Doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), são muito mais comuns do que se pensa. Não se pode presumir não estar infectado só pela ausência de sintomas. Muitas ISTs são assintomáticas, então é possível ter uma infecção e não saber. É por isso que os exames regulares de IST são tão importantes.

Até virgens podem ter ISTs

“Virgem” não significa a mesma coisa para todos. Para algumas pessoas, virgem é alguém que nunca teve relações sexuais. Para outros, virgem é alguém que nunca teve nenhum tipo de contato íntimo, incluindo sexo oral e anal.

Só porque uma pessoa nunca teve relações sexuais não significa que ela não pode ter uma IST. As seguintes ISTs são transmitidas pelo contato pele a pele: Papilomavírus humano (HPV), Vírus Herpes Simplex (HSV) e Sífilis.

Outras condições sexualmente transmissíveis, como herpes oral, podem até ser transmitidas por afeto casual entre membros da família. O herpes oral geralmente é causado pelo HSV-1, enquanto o herpes genital geralmente é causado pelo HSV-2.

Muitas pessoas com herpes oral são infectadas durante a infância. As feridas causadas pelo HSV-1 podem se espalhar para os órgãos genitais durante o sexo oral. No entanto, HSV-1 é uma causa menos comum de herpes genital do que HSV-2.

Não se pode ser tratado até ser diagnosticado

Ninguém quer ser diagnosticado com uma IST. É muito melhor, porém, saber se você tem ou não uma infecção sexualmente transmissível. Depois de saber, você pode procurar tratamento.

Lembre-se também de que certas ISTs, como o HIV, são muito mais fáceis de tratar quando são detectadas precocemente. Há inclusive evidências de que com o tratamento precoce do HIV pode ser possível alcançar a cura funcional.

Nem todas as ISTs causam sintomas

Muitas pessoas não fazem o teste porque não apresentam sintomas, mas é importante saber que as ISTs nem sempre causam sintomas. Até 70% das mulheres com clamídia, por exemplo, não apresentam sintomas.

Estar livre de sintomas não é uma garantia de não ter uma IST. É possível transmitir uma IST para outras pessoas, mesmo quando não se tem sintomas. Uma das melhores maneiras de evitar transmitir uma IST ao seu parceiro ou parceira é fazer um teste de e receber tratamento, se necessário.

ISTs não tratadas podem causar problemas permanentes

Uma IST não tratada pode causar problemas de saúde a longo prazo, mesmo quando não há sintomas iniciais. Nas mulheres, por exemplo, gonorreia e clamídia podem levar à doença inflamatória pélvica. Esta doença pode deixar cicatrizes nas trompas de falópio, o que pode causar infertilidade ou gravidez ectópica. A gravidez ectópica é uma condição com risco de vida em que um óvulo fertilizado se implanta fora do útero.

Quando detectadas precocemente, muitas ISTs podem ser tratadas antes que possam causar esses tipos de problemas permanentes.

LEIA +

Respeite a si mesmo e seus parceiros sexuais

A melhor razão para fazer o teste de IST é encorajar a comunicação honesta com seus parceiros sexuais sobre os riscos de DST e sexo seguro.

A menos que você e seus parceiros tenham sido testados, não há como saber se você tem infecções que precisa compartilhar, pois é impossível adivinhar se alguém tem ou não uma infecção sexualmente transmissível.

Esteja no controle de sua saúde sexual. O teste de IST permite que assumir o controle total da vida sexual. Testes de rotina e práticas de sexo seguro trazem tranquilidade, não importa qual seja sua situação romântica ou sexual.

Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscalAcesse o site e saiba mais.

Sair da versão mobile