Cortar unha do gato, saiba como fazer

Aparar as unhas do gato em casa necessita de alguns cuidados especiais. Conheça algumas dicas para cuidar de seu felino.

Cortar as unhas do seu gato. veja algumas dicas

Cortar as unhas do seu gato. veja algumas dicas

Muitos gatos se sentem incomodados, eles devem ser acostumados desde pequenos a ter as unhas cortadas.
Seu dono deve encontrar uma maneira a tornar mais calma essa rotina, carinho e petiscos podem ajudar a associar essa tarefa a algo prazeroso.

CORTADOR DE UNHAS

Lojas de animais e pet shop dispõe de cortador de unhas próprio para usar em felinos.

Antes de começar a aparas as unhas de um gato, será necessário conte-lo, de forma que não se mexa ou faça algum movimento brusco. Este cuidado irá evitar que o felino se machuque durante o corte.

Ideal é você levar seu gato a um Petshop preparado para atender felinos. Mas se você quer encerar o desafio, siga as sugestões abaixo

Escolha um local com boa iluminação para aparar as unhas do gato.

O corte deve ser realizado somente nas pontas, deve se ter o cuidado para não aproximar da parte venosa na base da garra. Ao ultrapassar o limite que corresponde a um triângulo rosado, o corte pode causar sangramento e dor ao felino.
ARRANHADOR DE GATO

Arranhar as unhas dos gatos é uma tarefa normal que é utilizada para se defender e trocar a capa velha das unhas. Levando em consideração que o felino precisa e vai arranhar algo, é necessário educa-lo para arranhar em objetos específicos, seja de carpete sisal, papelão.

RETIRADA DAS UNHAS

O procedimento cirúrgico de retirada das unhas dos gatos é proibida de ser realizada no Brasil. O profissional que realizar este procedimento está sujeito as penalidades da resolução nº 877, de 15 de Fevereiro de 2008, do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O indivíduo que não seja da área veterinária e realizar o procedimento, será indiciado por maus tratos  e mutilação de animais conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.

Em caso de dificuldade para cortar as unhas do gato, deve se procurar um profissional, pois isso irá evitar que o felino seja machucado ou mesmo que o dono cause algum tipo de problema que pode tornar de uma atividade de rotina a um trauma para o animal.

Deixe seu gato ser um gato

Aqui está uma opinião nova, adicionada em 2021 no pós-pandemia: Ao convivermos com nossos gatinhos por 1 ano, lado a lado, observamos que eles são muito mais felizes quando deixados viverem como são. Sem cortar as unhas.

Resultado: Observamos uma alegria imensa, mais vitalidade, afetuosos, carinhosos.

#PetFeliz #GatoFeliz

 

Sair da versão mobile