Porque se comemora o Dia Internacional da Mulher – 8 de março

A data comemorativa do Dia Internacional da Mulher não surgiu do nada, pelo contrário, ela marca uma história de luta por direitos e condições de vida melhor. Conheça mais sobre esse dia.

8 de março é o Dia Internacional da Mulher, uma data comemorativa que marca a história de uma luta travadas por mulheres a fim de serem reconhecidas.

#DiaInternacionaldaMulher #Mulheres #PessoasIncríveis #8demarço #História

A Organização das Nações Unidas (ONU), oficializou essa data em 1975, que a principio era uma busca por igualdade salarial, pois os homens ganhavam mais.

Atualmente o Dia Internacional da Mulher marca uma batalha constante da mulher na sociedade, não só pela igualdade salarial, mas contra o machismo e a violência contra a mulher.

Todos os anos o dia 8 de março é marcado por essa data comemorativa, porém não é considerado um feriado nacional.

Esta data não foi inventada pelo comércio, ela é uma homenagem a muitas mulheres que deram a própria vida para reivindicar dignidade, onde vários eventos históricos ocorreram.

Origem e história de 8 de março – Dia Internacional da Mulher

No final do século XIX, as mulheres já começaram a lutar para pedir melhor condição de vida e trabalho. Os países da Europa e os EUA tiveram muitas manifestações nesta época.

As donas de casa, mães, filhas, esposas, todas as mulheres se juntaram para ir contra a jornada de trabalho de 15 horas, os salários baixíssimos e a discriminação por causa do gênero.

Em maio de 1908, mais de 1500 mulheres se reuniram para se manifestar pela igualdade delas na política e na economia do país, segundo os registros históricos.

Clara Zetkin, foi uma jornalista política feminista, que sugeriu uma comemoração anual pela igualdade de direitos das mulheres, em agosto de 1910.

Em 25 de março de 1911, uma fábrica têxtil em Nova York foi incendiada, matando 146 pessoas no total, sendo 129 delas mulheres. A porta estava fechada para impedir que elas fugissem.

A verdadeira origem da data especial das mulheres em 8 de março

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 8 de março de 1917, as mulheres russas se manifestaram pedindo melhores condições de vida e trabalho. Foi a origem verdadeira do 8 de março.

Todos esses acontecimentos foram levando a considerar uma data especial para comemorar o dia da mulher.

A manifestação do dia 8 de março contou com mais de 90 mil mulheres russas e ficou conhecida como “Pão e Paz”, senso esta a datas escolhida para o Dia Internacional da Mulher.

Essa data foi oficializada em 1921, porém ela foi esquecida por muito tempo e depois recuperada com o movimento feminista nos anos 60, e reconhecida pela ONU na década de 70.

Os protestos continuaram frequentes, pois as fábricas continuavam contratando as mulheres como mão de obra barata e com condições insalubres de trabalho.

Logo as mulheres também começaram a lutar pelo direito ao voto e participação política. No Brasil as mulheres tiveram o direito ao voto em 1932, por um decreto assinado por Getúlio Vargas.

Ainda hoje a data comemorativa de 8 de março, serve para conscientizar todas as esferas políticas e sociais sobre a desigualdade de gênero e o papel importante da mulher na sociedade.

Veja também:

Grandes mulheres brasileiras que você nunca ouviu falar

Conheça a história de 6 mulheres extraordinárias

 

Sair da versão mobile