Muay Thai: origem, esporte e benefícios

A arte marcial está ganhando cada vez mais os corações dos brasileiros, trazendo inúmeros benefícios para o dia-a-dia. Conheça mais sobre o Muay Thai e suas vantagens.

Prática do Muay Thai.

Arte livre o Muay Thai é uma Arte Marcial Tailandesa e marca mais de 2 mil anos de idade. Ela é conhecida nos Estados Unidos, Inglaterra e outros países como Thai Boxing, e no Brasil também é chamada de Boxe Thailandês.

A origem dessa arte marcial tão antiga é apresentada de várias formas, porém a mais popular entre os mestres do Muay Thai e os historiadores tailandeses é que a província de Yunnam deu origem a Tailândia como é conhecida hoje através de migrantes da China.

Muitos e muitos anos atrás os chineses foram em busca de liberdade e terras férteis para seu sustento na agricultura e migraram para onde é a Tailândia atualmente, foi nesse trajeto que eles sofreram diversos ataques de bandidos, senhores de guerras e também muitos adoeceram.

Origem do Muay Thai

Para poderem se defender das investidas e manterem a sua saúde, eles criaram um método chamado “Chupasart”, uma luta para autodefesa que fazia uso de armas como espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha e outros.

Durante o treinamento do “Chupasart” os tailandeses se feriam muito por causa do uso das armas, para que isso não acontecesse mais eles criaram um método de treinamento de lutas sem armas, que deu origem no Muay Thai, assim poderiam treinar e evitar ferimentos graves.

No início da criação do Muay Thai ele era parecido com o Kung Fu Chinês, principalmente por causa das origens do povo tailandês, mas com o tempo ele foi se modificando e transformou na luta como conhecemos hoje, conta a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT).

A Luta e as faixas

A arte marcial tailandesa, o Muay Thai é uma luta agressiva e conta com socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e o domínio do adversário. Você acha que acabou? Não! Os treinos começam com corrida, polichinelos, alongamento, saltos, abdominal, agachamentos e até flexões.

O atleta que pratica o Muay Thai no Brasil recebe faixas que representam o seu nível, obedecendo hierarquias e classificações. De acordo com a CBMT são elas:

 

Benefícios do Muay Thai

A prática do Muay Thai gera inúmeros benefícios para o corpo, entre eles o emagrecimento, com um treino super dinâmico e agitado, define os músculos e gera maior flexibilidade, mas não para por aí, confira outros benefícios:

 

A intensidade dos treinos do Muay Thai faz com que o metabolismo acelere, ajudando a queimar aquelas gordurinhas indesejadas. A prática de atividade física faz com que o metabolismo seja mais rápido.

 

A prática da arte marcial tailandesa é marcada pela melhora do condicionamento físico como um todo, as atividades realizadas dentro do treino permitem trabalhar o cardiorrespiratório do atleta elevando a sua saúde de forma geral e aumentando a sua força.

 

Pessoas que sofrem com essas síndromes têm dificuldades em lidar com os sintomas e muitas vezes em fazer parte de grupos. O Muay Thai ajuda a liberar hormônios no organismo responsáveis pela sensação de bem-estar, ajudando no controle da doença.

 

Ao aprender se defender o aluno começa a encarar as dificuldades da vida e a si mesmo de outra forma, cuidando mais da saúde física e mental.

 

Os treinos e a prática da arte marcial o Muay Thai proporcionam uma melhora nítida na flexibilidade dos músculos facilitando até para as atividades do dia-a-dia. A exigência do uso dos músculos nas aulas faz com que eles se definam, principalmente os inferiores.

 

E aí gostou? Com certeza são inúmeros os benefícios do Muay Thai, não deixe de praticar atividades físicas.

Sair da versão mobile