Brincadeiras e atividades no verão para crianças de 6 a 9 anos

O verão é o preferido das crianças, principalmente por causa das brincadeiras com água para se refrescar. Com as aulas online elas ficam entediadas em casa, com o calor então, nem se fala. Aqui você vai acompanhar dicas de brincadeiras e atividades para fazer em casa. Confira.

As atividades lúdicas e brincadeiras ajudam no desenvolvimento social, psicomotor e cognitivo da criança. Com a covid-19 as crianças não puderam sair para se divertir e isso foi frustrante para muitas delas.

Desenvolvimento de acordo com a faixa etária

Dos seis aos sete anos de idade a criança entra no ensino fundamental e já começam a ser inseridas no mundo da alfabetização e letramento. As responsabilidades e a autonomia para realizar as tarefas aumentam, com muita energia tentam manobras malucas para testar seus limites físicos.

Dos sete aos oito anos a criança continua no desenvolvimento da leitura e escrita, aumentando a forma de se comunicar com a sociedade. Possuem muita energia para praticar atividades físicas e uma boa coordenação motora.

Dos oito aos nove anos de idade as crianças já começam a fazer amigos mais profundos, gostam de conversar e também de brincadeiras mais legais. É uma fase que necessita de praticar atividades físicas que ajudaram no desenvolvimento social, emocional e também disciplinar.

As aulas ainda continuam online e os desafios continuam se arrastando, por isso trouxe para você sugestões de atividades e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança e ainda a ajudam a se refrescar.

 

Dicas de atividades e brincadeiras para crianças de 6 a 9 anos no verão:

 

Essa brincadeira é muito divertida, porém precisa de um lugar íngreme para poder escorregar. Coloque a lona e adicione água e sabão, agora todas as crianças, amigos e até a família podem escorregar.

 

Encher as bexigas com água, agora é guerra!!! Na brincadeira das bexigas pode-se brincar também de queimada ou fazer mais adaptações, o que vale aqui é a diversão e se molhar!

 

Cada um com seu baldinho, em fila, sem olhar para trás, devem passar a água de um potinho para o outro, não pode ficar sem água.

 

Em forminhas coloque água e acrescente as velas dos barcos que podem ser feitas à mão com canudos e papel. Depois que congelar, desenformar e colocar em um balde de água, o barco de quem ficar mais tempo sem se desfazer ganha, o outro paga um mico.

 

A piscina é sempre uma pedida especial das crianças, e até dos adultos, principalmente nos dias quentes. Dividir as crianças em dois grupos e com uma bola ir tocando um para o outro, conta-se os pontos quando deixa a bola cair.

 

Para essa brincadeira gastronômica divertida você terá várias opções, caso tenha as forminhas de picolé é só bater as frutas, iogurtes e o que desejar e enformar, caso não tenha pode ser feito dentro de uma caixinha de leite, com furinho para colocar os palitos e depois cortar. Sempre com a supervisão de um adulto. Você pode procurar também tutoriais na internet.

 

 

Sair da versão mobile