Brincadeiras e atividades no verão para crianças de 3 a 6 anos

A pandemia da covid-19 ainda impede muitas crianças de saírem para brincar e acabam ficando presas em casa nesse calor e com muita energia para gastar, aqui você vai ver dicas de atividades e brincadeiras para fazer em casa. Fique por dentro.

A infância é lembrada pelas brincadeiras, pela diversão e pelo sorriso sincero. Para fazer uma criança feliz não precisa de muito, basta dar atenção e oportunidades de descobrir o mundo através do lúdico.

Apaixonadas pela descoberta e curiosas, as crianças se desenvolvem com brincadeiras e atividades lúdicas. A participação da família faz muita diferença e agrega um valor sem igual emocional e socialmente falando quando se trata da rotina deles.

Desenvolvimento Infantil

Dos três aos quatro anos de idade a criança desenvolve uma autonomia como nunca antes, ela já vai ao banheiro sozinha, é super falante, estabelece conexões sociais, come com talheres, tem equilíbrio e domínio do próprio corpo, além de já indagar sobre as coisas da vida.

Dos quatro aos cinco anos está cada vez mais independente, já consegue fazer atividades mais complexas como pular, correr, atirar bola, vai ao banheiro e também toma banho sozinha. Expressa as suas ideias com clareza e já faz reflexões sobre a vida.

Dos cinco aos seis anos de idade, a criança já completa todo o seu desenvolvimento psicomotor, porém ainda tem que continuar a explorar o mundo das brincadeiras e se mover bastante. Aprendem rápido sobre esportes, artes, bicicleta e etc, já começam a ter noção de tempo e espaço (ontem, hoje, amanhã, antes, depois).

Para ajudar no desenvolvimento da criança e proporcionar mais tempo dela com a família, amigos e familiares, eu separei algumas atividades e brincadeiras que vão fazer a diversão delas no verão. Vamos lá?

 

Dicas de atividades e brincadeiras para crianças de 3 a 6 anos no verão:

 

Um adulto enche de agua várias bexigas, em roda as crianças com traje de banho vão passando a bexiga até deixar cair no chão, quem deixar cair vai saindo, e os espaços da roda vão aumentando, ganha quem deixar cair por último.

 

Você vai precisar de um balde e bolinhas de ping-pong, caso não tenha pode ser outras. Encha o balde de água e faça fila, a ideia é acertar o máximo de bolinhas dentro do balde em uma distância considerável. Quem ganhar joga o balde de água no perdedor.

 

Já pensou que é tão fácil se divertir? Deixe as crianças a vontade, lógico com supervisão, nunca sozinhas, mas elas precisam se divertir, não é para lavar o quintal é para jogar agua um no outro mesmo, ou até em si mesmo. Divirta-se!

 

O verão em vários lugares do Brasil apresenta um sol e um calor escaldante, por isso um gelinho natural de frutas vai fazer a alegria da criança. Gelinho, chup-chup ou juju, é um saquinho de sabores de leite ou suco congelados. Para essa atividade envolva a criança na preparação.

 

A partir de duas crianças a brincadeira já pode acontecer. A ideia é molhar bem a esponja e ir jogando um para o outro. Com três participantes um vai ser o bobinho e fica no meio tentado pegar a esponja bem encharcada, quem deixar cair ou perder, leva um banho de água.

 

A piscina agrada a todas as idades, inclusive os adultos e nesse calorão um pouco de água e diversão pode ser a pedida ideal para toda a família. Que tal brincar bobinho na piscina, ou apostar uma corrida com boias? As opções são várias, use a criatividade e divirta-se!

 

Sair da versão mobile