Alfabetização na pandemia: como ajudar as crianças em casa

A crise da covid-19 trouxe muitas complicações para as crianças em fase de alfabetização. Aqui você vai aprender a facilitar o aprendizado do seu filho de forma simples e lúdica.

A alfabetização das crianças em casa durante a pandemia não está sendo uma tarefa fácil, por isso vou ajudar você responsável a não ‘surtar’ e criar estratégias para auxiliar seu pequeno.

#Alfabetização #filhos #Crianças #Covid-19 #Educação #Educaçãoemcasa

A pandemia da covid-19 trouxe muitas complicações na área da Educação, principalmente no Brasil que está vivendo mais um ano de surto, sem volta as aulas.

As crianças em fase de alfabetização podem ficar defasadas, se na escola muitas já apresentam dificuldades, imaginam em casa sem todos os recursos de aprendizagem.

Mas calma, mesmo com todos esses problemas é possível criar meios para que seu filho(a) aprendam a ler e escrever e não fiquem para traz.

Como ajudar seu filho na aprendizagem da leitura e escrita em casa?

Mesmo com aulas remotas, as crianças ainda têm dificuldades de entender e entrar no universo da alfabetização, o que pode ser facilitado com algumas atividades.

Ler e escrever não depende só de atividades escolares, mas de um conjunto de hábitos que levam a aprendizagem de forma lúdica e saudável.

Para ajudar no processo é preciso criar uma rotina para a criança, nessa idade os horários corretos todos os dias fazem muita diferença na hora aprender.

Também é preciso ser flexível com o tempo do seu pequeno, pois muita pressão vai fazer ele não ter vontade nenhuma de aprender e pode travar de medo.

Outra dica importante é ter horários na rotina para internet, jogos e TV, porque o excesso desses aparelhos podem atrapalhar a concentração na hora de estudar.

Ajudar o seu filho com a alfabetização em casa pode ser mais fácil do que você imagina, mesmo com toda a rotina da família e do trabalho dos pais.

5 atividades lúdicas que ajudam na alfabetização em casa

1. Leia para seu filho

Os livros são um grande aliado na hora de incluir a criança no universo da leitura e escrita. é a forma mais saudável que eu conheço para despertar a imaginação e instigar a ser um bom leitor.

Você, pai e mãe, devem ler mais para ele(a), essa atitude simples pode fazer uma diferença gigantesca e serve como motivação.

A leitura desperta o interesse por histórias fantásticas, o faz-de-conta começa a fazer parte da rotina da criança que vai desenvolver mais o cognitivo.

2. Escreva o nome de toda família

Essa atividade também é bem simples e tranquila de fazer. Pegue um papel e peça para seu filho falar o nome de todos os membros da família.

Vá anotando, só o primeiro nome, depois vocês leem as letras em voz alta juntos, contam as letras de cada um, falam a letra inicial dos nomes escritos.

Essa atividade ajuda na socialização e também no letramento do seu filho que vai começar a ver que tudo pode ser escrito em um papel, despertando a curiosidade.

3. Brinque de faz de conta

Separe um tempo para brincar de faz-de-conta com a criança, faça um teatrinho com toda a família!

Essa brincadeira instiga a imaginação e criatividade da criança, ele fica mais a vontade para se soltar e ajuda a destravar possíveis medos na hora da aprendizagem.

Além de reunir toda a família para ter um momento de descontração juntos, essa atividade proporciona autoestima e autoconfiança para seu pequeno.

4. Faça um bolo

Quem não gosta de bolo? Fazer um bolo junto com seu filho(a) pode ser mais do que uma experiência apenas para encher a barriga.

A criança vai descobrir que o mundo da escrita está em todo lugar, inclusive em uma receita de bolo.

Escolha a receita preferida da família, e vão para o fogão! Peça para ele(a) te ajudar a ler os ingrediente e façam juntos. Que delícia!

5. Lista de compras

A hora de fazer a lista de compras pode ser um momento de descontração e aprendizado. Dar espaço para que seu filho(a) te ajude nessa tarefa vai ter muito significado para ele(a).

Peça para que a criança olhe o que está faltando na despensa, na geladeira, na fruteira e vão fazendo uma lista.

Além dessas atividades, você também pode investir em brinquedos educativos.

10 brinquedos lúdicos e educativos para alfabetizar

Invista em brinquedos lúdicos e educativos ajudam na hora de alfabetizar na pandemia. Brincando a criança também aprende!

Ficar dentro de casa sem ir para escola, ver os amigos e brincar, pode deixar a criança bem entediada e com muita energia para gastar.

Estes são alguns dos brinquedos lúdicos e educativos que ajudam na alfabetização da criança:

A importância da aprendizagem em alfabetização durante a crise da covid-19

Ano passado a Unesco reuniu vários participantes para discutir sobre o ensino e aprendizagem de alfabetização durante a crise da covid-19.

Foi evidenciado que o despreparo para o ensino a distância de muitas instituições eram notáveis, infelizmente no Brasil isso continua acontecendo.

Os jogos online educativos também podem ser um bom aliado na hora de aprender se divertindo.

Para que seu filho não fique despreparado na volta às aulas, fique de olho nas sugestões que foram dadas aqui, com certeza fará muita diferença.

Click aqui e veja também a importância da atividade física para crianças durante a pandemia.

O que você achou das dicas? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Veja também:

https://www.xl1.com.br/educacao/como-montar-uma-rotina-para-as-criancas-em-casa/

Brincadeiras e atividades no verão para crianças de 0 a 3 anos

Brincadeiras e atividades no verão para crianças de 3 a 6 anos

Brincadeiras e atividades no verão para crianças de 6 a 9 anos

s2

 

 

 

Sair da versão mobile